Caso você ainda não saiba, aqui no PodPá! (O podcast itinerante de São Paulo) estamos fazendo a série candidatos, com todos os candidatos à presidência da República que anunciaram sua pré-candidatura no período de Maio a Julho. Porém… Fomos surpreendidos com o lançamento do candidato do Patriota, Cabo Daciolo, em cima da hora, aos 45 do segundo tempo. 

Para sermos justos e mantermos a idoneidade da série que criamos, decidimos por não abrir exceção e não gravar um episódio sobre este candidato. Mas, pra não passar em branco, vamos apresentar alguns pontos da história e proposta de Cabo Daciolo.

De onde vem? 

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos nasceu em 30 de março de 1976 em Florianópolis, Santa Catarina. Sua profissão, antes de ser deputado federal, é militar do corpo de bombeiros e pastor evangélico, atuando no Rio de Janeiro. 

“Sou o servo do Deus vivo!!!”

Em 2011 participou das greves dos bombeiros que, junto com os policiais militares de vários estados do Brasil, reivindicavam melhores condições de trabalho. Entretanto, está previsto na constituição Brasileira que os militares são proibidos de se sindicalizar, participar ou organizar greves, algo que já foi muito bem lembrado pelo nosso amigo Rapha lá no episódio do Bolsonaro. 

Durante as greves, ele planejou uma invasão ao Quartel General do Rio. Sergio Simões, comandante do corpo de bombeiros à época, decretou então a sua prisão preventiva para impedir atos de vandalismo, ficando durante 16 dias no presidio de Bangu 1 no Rio de Janeiro, além de ser expulso do corpo de bombeiros. 

Isso não impediu que ele ganhasse notoriedade da classe, além de popularidade com o povo, o que o fez a se filiar a PSOL em 2014 e disputar uma eleição para deputado federal. 

Carreira na política 

Cabo Daciolo só participou de uma eleição até o momento, com o PSOL foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, conseguindo 49.831 votos. 

Em seu mandato, procurou sempre apoiar a classe dos militares e os movimentos grevistas. Após a greve dos caminhoneiros, Daciolo apresentou um projeto de anistia à multa para os caminhoneiros que aderiram ao movimento. Apresentou na câmera mais de 130 projetos, que vão desde isenção de pedágio para militares até a Semana Nacional de Adoração a Deus. 

“Transformar a colonia brasileira em nação brasileira!”

Daciolo tem uma carreira política curta, porém já mudou de partido algumas vezes. Saiu do PSOL em 2015, ficou um tempo sem partido até se filiar ao PTdoB, em 2016. Mas, em 2017, o partido mudou de nome, passando a se chamar Avante. Daciolo ficou até 2018, quando se filiou ao Patriota. 

As Polêmicas! 

Cabo Daciolo já começou sua vida pública envolvido em polêmicas, e de lá pra cá, pouco mudou neste quesito. Além de ter sido preso em 2012, como já citamos anteriormente, ele também foi expulso do seu partido em 2015. 

Daciolo apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) conhecida como “PEC dos Apóstolos”. esta emenda previa mudar, na carta magna, o parágrafo “todo o poder emana do povo” para “todo o poder emana de Deus”. Isso pegou muito mal para o PSOL, já que o partido é de esquerda, e a proposta do Deputado, além de ultraconservadora, vai totalmente contra a agenda do partido, que defende um estado laico. Mas a gota d’água para o PSOL foi quando o Deputado, em pronunciamento na câmera, contestou a prisão dos policiais envolvidos no caso de desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza. Isto resultou em um afastamento de Daciolo do PSOL, que comungou em sua expulsão em 2015. 

“…Michael Temer! Abandone a Maçonaria! Abandone o SATANISMO! E vem correndo para Deus!”

Mas a polêmica maior é o fato de que Cabo Daciolo, hoje intrinsecamente ligado com a extrema direita, já foi de um partido de esquerda (ou extrema esquerda pra muitos). Como vocês já estão vendo na Série Candidatos, é normal políticos trocarem de partidos sem ligarem muito para ideologia. Mas… Sair da esquerda marxista e ir para a extrema direita conservadora cristã é uma mudança… Considerável!

Distancia entre o PSOL e Daciolo no atual espectro politico

As Propostas

O Servo do Deus vivo, como se auto intitula, já tem propostas para a sua candidatura à presidência de 2018. Vamos listar algumas delas: 

  • Reduzir impostos, juros e tributos; 
  • Reduzir o tamanho do estado;  
  • Investir 10% do PIB em educação; 
  • Investir 10% do PIB nas Forças Armadas; 
  • Erradicar o analfabetismo;  
  • Reforma do sistema penitenciário; 
  • Pavimentar todas as rodovias federais; 
  • Ampliar a malha ferroviária; 
  • Investir em refinarias de petróleo para atender o mercado interno; 
  • Combater o comunismo; 

Por fim… 

Mais uma vez, pedimos desculpas para os nossos ouvinte e eleitores do Cabo Daciolo por termos deixado ele de fora da série. De qualquer forma, tentamos reunir aqui o maior número de informações possíveis e necessárias para quem quer saber mais sobre o candidato. Fica aqui este adendo à nossa série que, caso não esteja acompanhando, você deve começar a acompanhar já!

E Nota!

Na série candidatos optamos por ter uma postura imparcial frente aos candidatos, portanto, não fazemos julgamento de valor sobre o que o candidato acredita, defende ou se opõe. Procuramos aqui apresentar apenas os fatos, para mais detalhes, acesse o nosso editorial.

Vamos votar consciente em 2018, por que 2018 é O ANO DA DECISÃO! 

Links e Referências:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/cabo-daciolo-e-solto-no-rio.html
https://www.revistaforum.com.br/em-nova-polemica-deputado-do-psol-defende-pms-acusados-de-assassinar-amarildo/
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/cabo-daciolo-esta-preso-em-bangu-1-diz-comandante-dos-bombeiros.html
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/04/patriota-oficializa-candidatura-de-cabo-daciolo-a-presidencia.ghtml
https://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/apos-polemicas-psol-expulsa-deputado-cabo-daciolo-do-partido-5792.html
https://veja.abril.com.br/brasil/cabo-que-liderou-greve-volta-ao-palanque-para-eleger-bombeiros/
http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_12.07.2016/art_142_.asp
http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=178938
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=5310757&Limite=N
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1047348-preso-por-greve-no-rio-bombeiro-daciolo-recebe-visita-da-mulher.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/de-desconhecido-a-protagonista-no-debate-conheca-cabo-daciolo.shtml

Apenas um rapaz latino americano que busca seu lugar ao Sol, formado em Tecnologia da Informação porém amante de humanas. Ao se deparar com diversas situações do dia a dia, reflete sobre todas elas, e dessas reflexões as vezes sai uns conteúdos bons que a gente posta por aqui mesmo.