Mais uma vez a direita brasileira leva uma sapatada totalmente desnecessária, mas, hoje não falaremos deste fato isolado, mas sim dos casos cada vez mais recorrentes onde percebe-se nitidamente que a direita não consegue se expressar.

Antes de mais nada, vai aquele aviso. Aqui nós vamos apresentar informações e opiniões com objetivo de somar ao debate, respeitando sempre sua opinião e a sua ideologia politica. Então deixe seu boné do MST de lado, deixe a camisa do Olavo de Carvalho do outro, e só vem!

Cenário

Pra começarmos, é necessário entender o cenário atual da coisa, nos últimos anos tivemos quase que simultaneamente um Impeachment (GOLPE!) e a maior investigação de corrupção do mundo, Lava Jato (Armação da CIA!!!), as pessoas, já insatisfeitas com o país, veem tudo isso, ficam irritadas e apontam o dedo acusando o partido que estava no poder há mais de 10 anos. Muitos debandaram do sonho socialista que o PT vendia, e foram encontrar a esperança na direita, que com isso foi crescendo cada vez mais, como já falamos no podcast. Políticos, partidos e ideologias são originados destes fatores.

Parece bom, as pessoas abriram os olhos e estão engajadas em mudar o pais, mas tem seus poréns…

Boas ideias, Papos Errados

A direita brasileira até que tem ideias boas, principalmente no âmbito da economia, visto que tem sido este nosso maior problema nos últimos anos. Existem algumas boas pautas sociais, de segurança e saúde, de combate à corrupção e afins. Porém, aqueles políticos que têm voz, que se destacaram nesta efervescência direitista, não conseguem se comunicar, não conseguem passar as boas pautas de maneira convincente e de fácil entendimento da população.

Vamos usar como exemplo a pauta da segurança, do nosso querido amigo Bolsa. Ele chega e diz “No tocante à segurança, vamos liberar as armas para o cidadão de bem, tá ok?”, Sem explicar direito como isto poderia ser feito, sem apresentar números ou estudos que esta medida teria. Todos os argumentos giram entorno de “Ah! Nos EUA, Suécia e Noruega é liberado, e lá tem segurança, não é essa baderna que é aqui”, mas esta questão toda se resume somente a isso? Será que não caberia uma explicação, ou argumento mais embasado, pra fazer a população compreender a ideia?

Microfone pra mim é tudo!

Aí o debate entre as ideias de direita fica somente em cima destes extremismos: Vamos liberar as armas! Vamos rever os direitos das minorias! Vamos acabar com Paulo Freire! E isso tudo é cuspido aos 4 ventos. Quem é adepto a estas ideias, gosta e aplaude, mas e o povão? Isso abre espaço para que as pessoas que se engajaram para a direita pensem que os problemas do Brasil se resolvem simples assim, fácil, sem debate. Basta fazer e pronto: já era!

Dentro disso, muitos políticos se crescem, pensando que: Quanto mais eu seguir a tendência, mais eu agrado meu eleitorado. E qual é esta tendência? Defender a família e os bons costumes, dar soluções práticas para os problemas complexos e atacar ferozmente a esquerda, sem motivo algum, só pra provocar mesmo, né Feliça?

Por fim, vamos focar!

Nisso tudo se perde a grande oportunidade de trazer pautas positivas, debates interessantes, com argumentos embasados. Ou seja, em vez da direita se focar em coisas que são indiscutivelmente boas, liberar os mercados monopolizados do Brasil (Alô Correios!), trazer empresas, enxugar a máquina pública (diminuir salários e mordomias de políticos), que são coisas que a maioria da população apoiaria, não! Vamos falar de armas, família e religião e criticar o socialismo, pois é com isso que mudaremos o país e acabaremos com esta pouca vergonha que tá aí!

No final, criamos um ciclo que a mídia pega tudo isso e joga: “Olha lá! Olha a extrema direita crescendo! Olha o Bolsonaro! Olha o Feliciano, que absurdo!”. Isso só da munição para a esquerda crescer, enquanto os defensores da família e dos bons costumes dão seu show.

Referências:

https://www.theguardian.com/world/2017/jun/01/brazil-operation-car-wash-is-this-the-biggest-corruption-scandal-in-history

https://twitter.com/FlavioBolsonaro/status/978639066534162432

https://oglobo.globo.com/brasil/voce-esta-louca-querida-diz-netflix-flavio-bolsonaro-no-twitter-22531118

https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-voces-terao-arma-de-fogo/

https://www.youtube.com/watch?v=dWYyi8WyiUQ

Apenas um rapaz latino americano que busca seu lugar ao Sol, formado em Tecnologia da Informação porém amante de humanas. Ao se deparar com diversas situações do dia a dia, reflete sobre todas elas, e dessas reflexões as vezes sai uns conteúdos bons que a gente posta por aqui mesmo.